Tendo em conta os objetivos dos SAS de Modernização Administrativa e Melhoria na Gestão e Controlo de acessos nas suas Unidades de Alojamento, os SAS pretenderam implementar um sistema de controlo de acesso com novas funcionalidades, fomentando a monitorização dos níveis de serviço e de certificação da qualidade dos mesmos, contribuindo assim para a satisfação dos utentes.

Esta iniciativa estava também alinhada com a lógica da 4ª revolução industrial na AP – Administração Pública 4.0, visto que implica novos modelos de interação, baseados em sensores, dispositivos e software, que deverão produzir e recolher informação indicada para ser usada na produção e disponibilização de serviços públicos “inteligentes” suscetíveis de gerarem Valor Público às organizações.

A iniciativa compreendeu assim a implementação de um sistema de controlo de acessos através da utilização do cartão de estudante com tecnologia RFID, ou através do telemóvel com tecnologia Bluetooth, colmatando algumas necessidades em espaços geridos pelos SAS em que não existe previamente nenhum mecanismo automatizado de controlo de acessos nem vigilância presencial.

O sistema inclui a instalação de fechaduras eletrónicas com tecnologia MIfare e Bluetooth, e a integração dos equipamentos com a solução de monitorização, permitindo gerir todo o processo e extrair informação de apoio à gestão. Este sistema veio não só promover a segurança dos estudantes residentes no acesso aos espaços, bem como permitir poupar o consumo de recursos nas atividades de monitorização, controlo e recolha de informação para a melhor gestão.

Resultados obtidos:

• Aumento no controlo do acesso às instalações dos SAS
  • Aumento da segurança de utilizadores e dos espaços (em particular residenciais)
  • Aumento da informação para a gestão
  • Modernização dos sistemas de acesso
  • Otimização de recursos e otimização dos processos