Esta iniciativa traduz-se na modernização dos portais de apoio ao estudante já existentes de forma a disponibilizar um conjunto de serviços eletrónicos, a aceder via online (ex: alteração de dados pessoais, pedidos de alojamento, candidaturas ao fundo social, acesso ao sistema de saúde e marcação de consultas, avaliação do grau de satisfação dos utentes, entre outros).

SASUM

Os SASUM implementaram uma solução à medida que permitiu integrar os diferentes serviços prestados à comunidade académica, sendo passível de ser acedida através de equipamentos fixos e de equipamentos móveis.

A solução desenvolvida tem igualmente associada uma aplicação móvel onde estão integrados os os diferentes serviços, de forma a garantir um acesso mais cómodo e rápido.

Neste contexto, o serviço de desenvolvimento à medida abrangeu as seguintes funcionalidades:

• Integração dos Portais dos SASUM;
  • Serviços alimentares (ex. aquisição de senhas; realização de takeaway);
  • Serviços de Apoio Social (ex. candidaturas a apoios; gestão do processo; agendamento de consultas médicas);
  • Serviços de Desporto e Cultura (ex. integração com o Portal UMinho Sports);
  • Serviços Transversais (ex. sistema de Auscultação à Comunidade; candidaturas a Estudante Colaborador).

A solução desenvolvida permitiu aos SASUM uma maior aproximação dos estudantes, através da disponibilização de novos canais, a modernização dos serviços prestados e adoção de melhores práticas nos seus modelos de negócio.

SASUTAD

Também os SASUTAD recorreram a um desenvolvimento à medida para a criação de uma plataforma de interação com os estudantes, que permitisse a gestão de recursos e instalações (desportivas e alimentares) e que respondesse às necessidades latentes nos SASUTAD.

A implementação da iniciativa contemplou um conjunto de dimensões chave, nomeadamente:

• Plataforma (portal) com integração de elementos atualmente existentes nos SASUTAD (ex. partilha de autenticação; parque informático existente);
  • Interfaces para validação e controlo e monitorização de todos os componentes que compõem a solução e também todas as integrações com sistemas externos;
  • Sistema de pagamentos integrados, que permite aos elementos da comunidade educativa controlarem a sua conta corrente;
  • Sistema para gestão de alojamento para controlo da informação de alojamentos e residências;
  • Plataforma de gestão de recursos e instalações desportivas;
  • Sistema para gestão de unidades alimentares, tendo como principais objetivos permitir aos SASUTAD melhorar a gestão das unidades alimentares, reduzir o tempo de espera desde a entrada na unidade alimentar até ao pagamento da refeição, aumentar o número de reservas de refeições e incentivar as boas práticas alimentares por parte da comunidade educativa;
  • Aplicação para “Smartphones”, disponibilizada em IOS e Android;
  • Suporte Multilingue.

A sua implementação permitiu melhorar a prestação de serviços públicos aos utentes da comunidade académica, promovendo a rentabilização dos equipamentos públicos já existentes e previamente instalados e a melhoria dos serviços prestados ao utente.

Resultados obtidos:

• Desmaterialização e integração de serviços prestados à comunidade académica, dotando-os de uma maior tecnologia e facilidade de utilização
  • Maior interação e um contacto mais direto e eficaz entre todas as partes envolvidas (SAS – Estudante – Comunidade Académica)
  • Automação global, fiável e flexível de processos
  • Implementação de processos mais eficientes e a criação de novos indicadores de gestão e monitorização
  • Contribuir para uma maior sustentabilidade, tanto a nível económico, como a nível ambiental e social
  • Disponibilização de serviços tecnologicamente evoluídos para a gestão, e devidamente adequadas às reais necessidades dos serviços dos promotores