Esta iniciativa traduz-se no desenvolvimento de um portal de apoio aos trabalhadores dos SAS, de forma a disponibilizar um conjunto de serviços atualmente inexistentes do ponto de vista de acesso online, tais como: alteração de dados pessoais, marcação de férias e respetivas regularizações, registo de assiduidade e integração com sistema biométricos, avaliação do grau de satisfação, questionários de necessidades de formação, questionários sobre a segurança e saúde no trabalho, entre outros.

O Portal do Trabalhador deverá constituir um sistema cujo objetivo principal se traduza numa maior interação entre os trabalhadores e os serviços e os respetivos responsáveis da instituição, apoiado na desmaterialização de processos de gestão.

SASUM

Os SASUM implementaram um Portal do Trabalhador que permitiu a disponibilização de diferentes serviços internos, tais como:

  • alteração de dados pessoais;
  • marcação de férias e respetivas regularizações;
  • avaliação de desempenho (SIADAP 3);
  • necessidades de formação;
  • acesso aos recibos de vencimento, penhoras de vencimentos;
  • acesso a declarações diversas e registo de acidentes de trabalho;
  • convocatórias e consulta das consultas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST);
  • entre outros.

A implementação desta iniciativa permitiu, por um lado, otimizar o relacionamento entre os recursos humanos e os trabalhadores, agilizando os serviços associados, e, por outro, a reafectação de alguma carga horária da equipa de recursos humanos para atividades com maior valor acrescentado.

Paralelamente, os SASUM verificaram ainda a simplificação, sistematização celeridade dos recursos, assim como a melhoria do funcionamento dos serviços através da desmaterialização de processos e um maior controlo do fluxo de informação.

SASUTAD

Os SASUTAD implementaram também um Portal de Colaborador que permitiu, de forma descentralizada, fazer a gestão de recursos humanos, bem como o controlo da assiduidade dos colaboradores e de acordo com o regulamento de horário que tem em vigor.

Neste âmbito, o desenvolvimento à medida contemplou os seguintes aspetos macro:

  • Desenvolvimento de portal de colaborador;
  • Integração com cadastro, registo de absentismo e trabalho extraordinário no BackOffice do ERP GIAF;
  • Integração com Terminais de Controlo Biométrico para registo de ponto.

Adicionalmente, foram previstas funcionalidades como: definição de estruturas hierárquica; definição de workflows e alertas; consulta de dados; consulta de plano de férias; consulta de absentismo; gestão de equipamentos; ou controlo de assiduidade.

A nova solução permitiu aos SASUTAD melhorar a interação entre o departamento de recursos humanos e os seus trabalhadores, disponibilizando um conjunto de serviços relevantes para os mesmos de forma mais moderna e ágil.

Adicionalmente, a disponibilização de mecanismos automatizados, permitiu ainda a redução de trabalho relacionado com atividades de baixo valor acrescentado.

Resultados obtidos:

  • Simplificação, sistematização e aumento da celeridade de processos de gestão
  • Melhoria do funcionamento dos serviços
  • Desmaterialização de processos