Esta iniciativa traduz-se no desenvolvimento de um portal de apoio aos trabalhadores dos SAS, de forma a disponibilizar um conjunto de serviços atualmente inexistentes do ponto de vista de acesso online, tais como: alteração de dados pessoais, marcação de férias e respetivas regularizações, registo de assiduidade e integração com sistema biométricos, avaliação do grau de satisfação, questionários de necessidades de formação, questionários sobre a segurança e saúde no trabalho, entre outros.
O Portal do Trabalhador deverá constituir um sistema cujo objetivo principal se traduza numa maior interação entre os trabalhadores e os serviços e os respetivos responsáveis da instituição, apoiado na desmaterialização de processos de gestão.
SASUM
Os SASUM implementaram um Portal do Trabalhador que permitiu a disponibilização de diferentes serviços internos, tais como:
- alteração de dados pessoais;
- marcação de férias e respetivas regularizações;
- avaliação de desempenho (SIADAP 3);
- necessidades de formação;
- acesso aos recibos de vencimento, penhoras de vencimentos;
- acesso a declarações diversas e registo de acidentes de trabalho;
- convocatórias e consulta das consultas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST);
- entre outros.
A implementação desta iniciativa permitiu, por um lado, otimizar o relacionamento entre os recursos humanos e os trabalhadores, agilizando os serviços associados, e, por outro, a reafectação de alguma carga horária da equipa de recursos humanos para atividades com maior valor acrescentado.
Paralelamente, os SASUM verificaram ainda a simplificação, sistematização celeridade dos recursos, assim como a melhoria do funcionamento dos serviços através da desmaterialização de processos e um maior controlo do fluxo de informação.
SASUTAD
Os SASUTAD implementaram também um Portal de Colaborador que permitiu, de forma descentralizada, fazer a gestão de recursos humanos, bem como o controlo da assiduidade dos colaboradores e de acordo com o regulamento de horário que tem em vigor.
Neste âmbito, o desenvolvimento à medida contemplou os seguintes aspetos macro:
- Desenvolvimento de portal de colaborador;
- Integração com cadastro, registo de absentismo e trabalho extraordinário no BackOffice do ERP GIAF;
- Integração com Terminais de Controlo Biométrico para registo de ponto.
Adicionalmente, foram previstas funcionalidades como: definição de estruturas hierárquica; definição de workflows e alertas; consulta de dados; consulta de plano de férias; consulta de absentismo; gestão de equipamentos; ou controlo de assiduidade.
A nova solução permitiu aos SASUTAD melhorar a interação entre o departamento de recursos humanos e os seus trabalhadores, disponibilizando um conjunto de serviços relevantes para os mesmos de forma mais moderna e ágil.
Adicionalmente, a disponibilização de mecanismos automatizados, permitiu ainda a redução de trabalho relacionado com atividades de baixo valor acrescentado.
Resultados obtidos:
- Simplificação, sistematização e aumento da celeridade de processos de gestão
- Melhoria do funcionamento dos serviços
- Desmaterialização de processos