Esta iniciativa centrava-se na modernização da prestação de serviços públicos de atividades desportivas aos cidadãos na região de influência da UNorte.pt, promovendo a rentabilização dos equipamentos públicos já existentes e previamente instalados (com capacidade subutilizada) a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, o fomento de dinâmicas de competição e de coesão entre as equipas da universidade, e atividades de team building entre as equipas das várias universidades.

SASUM

Nesse contexto, os SASUM implementaram uma plataforma de gestão de recursos e instalações desportivas que permitiu responder às necessidades latentes nos SASUM, por forma a possuírem uma solução informática que permita uma verdadeira automação global, fiável e flexível, mas também, parametrizável e segura.

O desenvolvimento à medida e implementação da solução  permitiu a existência de tecnologias evoluídas para a gestão, devidamente adequadas às reais necessidades do serviço desportivo dos SASUM com o objetivo de melhor a prestação de serviços públicos de atividades desportivas.

SASUTAD

Os SASUTAD recorreram a um desenvolvimento à medida para a criação de uma plataforma de interação com os estudantes, que permitisse a gestão de recursos e instalações (desportivas) e que respondesse às necessidades latentes nos SASUTAD.

A sua implementação permitiu melhorar a prestação de serviços públicos aos utentes da comunidade académica, promovendo a rentabilização dos equipamentos desportivos já existentes e previamente instalados e a melhoria dos serviços prestados ao utente.

CDUP

O CDUP adquiriu serviços de consultoria estratégica para a elaboração de um estudo relativamente ao funcionamento de todas as suas instalações desportivas bem como das diversas iniciativas desportivas por si dinamizadas, analisando para esse efeito, as condições físicas existentes, população que as utiliza/potenciais utilizadores, como chegaram até eles, o seu grau de satisfação, com que regularidade praticam desporto, entre outros.

O estudo realizado permitiu identificar oportunidades de otimização e promoção dos serviços desportivos disponibilizados bem como otimizar o circuito dos utilizadores no interior das instalações, desde a sua entrada até à saída, começando pela facilidade no acesso, passando pelos pagamentos, reservas de aulas, tempos de espera, comunicação, entre outros.

Resultados obtidos:

  • Promoção de hábitos de prática desportiva para população académica
  • Disponibilização de aplicação para gestão individual de atividade física
  • Gestão centralizada da atividade física dos utilizadores dos espaços
  • Maior proximidade com o estudante
  • Otimização de processos
  • Desmaterialização de processos