3 | Hábitos e tendências alimentares na população académica da UNorte

Esta iniciativa traduz-se no desenvolvimento de um projeto colaborativo de cocriação de soluções inovadoras na área da Alimentação dos 3 SAS, para modernizar o processo de elaboração de ementas e adequá-lo às necessidades dos consumidores atuais.

Primeiramente os SAS pretendem desenvolver um estudo nutricional/ alimentar, que passará pela consulta e registo diário do que não é consumido pelos utentes das unidades de alimentação assim como pela realização de inquéritos de satisfação com processos inovadores, identificação das causas e necessidades nutricionais conforme o aporte calórico dos utentes, segmentação, entre outros. Posteriormente transitará para uma etapa de desenvolvimento de um projeto de Educação Alimentar, onde a informação recolhida será disponibilizada ao utilizador (possivelmente com o apoio de uma solução aplicacional onde seja registado o controlo nutricional e possivelmente uma ligação a equipas de nutrição e onde o utente seja incentivado, através da app, eventualmente com iniciativas de gamification para uma melhor alimentação e consequentemente uma maior procura pelas ofertas das unidades alimentares dos SAS). Por último, serão também contratados serviços de consultoria de experts de culinária para a revisão das ementas disponíveis, potenciando a reformulação da lista de ementas com uma forte aposta em menus modernos e adequadas às tendências do consumo atual.

Objetivos:

  1. Aumentar a procura nas unidades alimentares dos SAS;
  2. Aumentar o nível de satisfação dos utentes das unidades alimentares dos SAS;
  3. Promover hábitos e preferências alimentares saudáveis (promoção da saúde);
  4. Proceder ao levantamento dos hábitos existentes e implementação das oportunidades de melhoria.
  5. Reduzir os níveis de desperdício nas unidades de alimentação.

Resultados:

  1. Melhoria da alimentação / qualidade de vida;
  2. Melhoria da logística das unidades de alimentação;
  3. Aumento da eficácia;
  4. Melhoria do nível de satisfação dos utentes;
  5. Promoção e divulgação dos serviços de alimentação dos SAS.
  6. Redução de custos com desperdícios.