2 | Melhoria continua e auditoria interna partilhada

Esta iniciativa traduz-se na criação de um grupo de trabalho partilhado entre os 3 SAS, para a partilha de conhecimento e implementação da melhoria contínua nas suas diversas áreas de intervenção, nomeadamente Bolsas, Alojamento e Alimentação.

Para tal, os SAS pretendem inicialmente recorrer a benchmarking internacional, para identificar as melhores práticas em termos de resultados e eficiência (um exemplo poderiam ser as metodologias Kaizen ou outra similares ou ainda o caso de uma universidade na Alemanha onde se optou por uma distribuição centralizada de Bolsas) e posteriormente apostar na formação de auditores internos para a implementação dessas metodologias, garantindo a melhoria continua nas respetivas organizações.

Objetivos:

  1. Adotar as melhores práticas internacionais em termos de processos e consequentemente eficiência;
  2. Melhorar o serviço prestado pelos 3 SAS;
  3. Uniformizar as metodologias adotadas nas 3 instituições;
  4. Adquirir novas competências e uma visão inovadora sobre a gestão de instalações desportivas, complexos residenciais para estudantes universitários, serviços de restauração inseridos no contexto universitário e tecnologias de suporte, auditorias internas e melhoria continua.

Resultados:

  1. Partilhar conhecimento, experiência e boas práticas entre os 3 SAS;
  2. Introdução de metodologia de melhoria continua no processo;
  3. Disseminação dos resultados pelos SAS do País, promovendo também a transformação dos seus processos.