1 | Unidade de formação interna partilhada

Esta iniciativa traduz-se na criação e formação de um grupo de trabalho, a ser partilhado entre os 3 SAS, para assegurar por um lado, a produção e partilha de conteúdos formativos e formadores e, por outro lado, uma formação interna transversal aos seus trabalhadores d [nomeadamente nas áreas do alojamento, Alimentação, Regime Geral da Proteção de Dados -RGPD, Segurança no trabalho e formação de dirigentes], fomentado assim a troca de experiências e boas práticas, sinergias e a redução de custos nas referidas organizações.

Importa referir que o desenvolvimento proposto permitirá acelerar a adesão de medidas em conformidade com a legislação recentemente publicada relativa ao Novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais [Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril].

Para operacionalizar e mobilizar esta unidade partilhada, pretende-se:

  1. Parametrizar um repositório de informação no Portal da Comunicação (ou noutro semelhante) para a disponibilização e partilha de conteúdos online (formação de e-learning), sendo que à data os 3 SAS já dispõem de alguns conteúdos.
  2. Desenvolver um Plano/ Catálogo de Formação de Referência, uniformizado e partilhado pelos promotores (de forma cumulativa ao plano individual baseado no Sistema de Qualidade, existente em cada SAS).
  3. Definir o Modelo de Governance e os respetivos procedimentos associados.
  4. Desenvolver conteúdos formativos (produção com recurso a vídeos multimédia) a disponibilizar nas plataformas das universidades.
  5. Identificar formadores/ perfis de formadores internos.
  6. Rentabilizar as salas certificadas para formação, atualmente existentes nas 3 universidades.
  7. Promover formações externas presenciais e em conjunto, para homogeneizar os planos de ação, com o lançamento de procedimentos concursais conjuntos.

Objetivos:

  1. Adotar metodologias de melhoria contínua dos serviços prestados aos utentes;
  2. Melhor cumprimento de obrigações legais;
  3. Promover a interação dos trabalhadores, dos seus talentos específicos, do espírito de equipa, numa aprendizagem conjunta, seguindo protocolos certificados e focalizados em garantir a qualidade e de melhoria do serviço prestado;
  4. Aproveitar sinergias entre os 3 SAS;
  5. Disseminar e partilhar o conhecimento de novas e inovadoras formas de organização aos SAS do resto do país, posicionando-se como referência de boas práticas e maior eficiência na AP.

Resultados:

  1. Plano de formação mais completo e mais abrangente;
  2. Maior eficiência na identificação das necessidades de formação;
  3. Melhoria contínua do plano de formação;
  4. Aquisição de competências internas para organizar e elaborar conteúdos digitais (para futura comercialização de conteúdos certificados);
  5. Disponibilizar acesso das universidades do país, a conteúdos específicos e de valor para os seus serviços;
  6. Rápida e efetiva partilha de boas práticas;
  7. Disseminação dos resultados pelos SAS do País promovendo também a transformação dos seus processos.