Para a presente iniciativa, os SAS visavam a implementação de um sistema de gestão centralizado que permitisse o registo da informação referente à temperatura, humidade relativa, e qualidade do ar dos espaços frequentados, e que enviasse alertas por email e SMS sempre que uma unidade atinge valores de temperatura, humidade relativa e CO2 fora do especificado.
Este tipo de alerta permite uma ação imediata por forma a verificar a situação, evitando assim problemas associados à alteração destes valores.
Para esse efeito, os SASUM adquiriram e implementaram equipamentos complementares à solução de monitorização das câmaras de fria já existente na organização.
Após a conclusão da Operação, os SASUM possuíam um sistema que permitia aos trabalhadores uma monitorização mais cuidada sobre os padrões definido como condições ideias para utilização dos espaços, evitando assim problemas associados à alteração destes valores, incluindo ao nível de saúde dos seus utilizadores, e refletindo-se numa poupança de custos e aumento da satisfação e melhoria da saúde de alunos e trabalhadores.
Resultados obtidos:
- Registos em tempo real da qualidade do ar bem como do histórico de cada equipamento
- Melhoria no processo de monitorização
- Aumento da satisfação da comunidade académica
- Aumento da capacidade de resposta no surgimento de condições não parametrizadas