Esta iniciativa traduz-se no desenvolvimento de um estudo para análise de viabilidade para promover o aumento do número de camas através de diversas parcerias, nomeadamente com autarquias locais nas respetivas áreas metropolitanas e de influência ou com redes de transportes (para, por exemplo, assegurar viagens gratuitas aos utentes). A iniciativa passará, numa primeira fase, pelo desenvolvimento de um Business Case, cuja área de abrangência deverá ser toda a UNorte e que deverá contemplar temas como: a definição e caracterização do modelo de negócio pretendido, que pode vir a ser uma parceria público privada; a definição do potencial entre oferta e procura; a estrutura de custos; estudo da concorrência; entre outros.
Objetivos:
- Compreender a viabilidade e os impactos do aumento do número de camas;
- Introduzir no mercado um novo canal, para uma divulgação do alojamento privado universitário (desenvolvimento de um site para a divulgação da oferta);
- Aumentar a capacitação dos SAS;
- Garantir as condições de salubridade necessárias e o cumprimento de todos os trâmites legais, nas residências.
- Obter certificação enquanto entidades certificadoras do alojamento universitário privado.
Resultados:
- Compreensão do mercado e da estimativa de oferta e procura para identificar potenciais fontes de receita adicional;
- Obtenção para site para a divulgação da oferta do alojamento universitário dos 3 SAS;
- Compreensão e obtenção do processo de certificação do alojamento universitário privado.